Defesa Médica


A especialização do escritório de advocacia Télvio Valim em Defesa Médica começou a se delinear no final do ano de 2000. Nessa época, o advogado Télvio Valim foi procurado por diretores do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (SIMES) para substituir a Bancada de Advocacia que atuava até então. Os diretores do SIMES desejavam um profissional que tivesse expertise em outros temas do Direito, que não apenas os específicos da esfera trabalhista.

Télvio Valim assumiu, sendo responsável por todo corpo jurídico do Sindicato e da categoria médica no Espírito Santo. Nessa mesma época, surgiu a proposta, ainda em fase embrionária, de se criar um modelo de Departamento Jurídico que fosse especializado em defender médicos em todos os âmbitos, englobando a especialidade Defesa Médica, propriamente dita.

O Departamento seria responsável, por exemplo, pela defesa do profissional médico nas áreas de responsabilidade civil, ou seja, em processo ético-administrativo junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Espírito Santo (CRM/ES) e nas demais esferas relacionadas ao exercício da atividade médica. Seriam reclamações decorrentes do exercício da atividade médica, envolvendo pacientes reclamantes, quer sejam ainda em processos criminais por ações de indenização.

Assim, há 16 anos, o escritório Télvio Valim seria pioneiro no ramo do Direito que seria denominado de Defesa Médica. Na esfera do Sindicato, as demandas foram se multiplicando, e a credibilidade do serviço se consolidando, chegando numa época em que o escritório atingiu 100% de resultados satisfatórios para o médico, ou seja, 100% de ganho de causa. Casos em que o profissional era absolvido, isento de pagar altas indenizações ou intimado a realizar acerto de indenizações simbólicas aos pacientes.

Os casos envolvendo o médico na esfera jurídica cresceram em função de um fenômeno da área de Defesa do Consumidor chamado de massificação de consumo. O número de pessoas que dispunha de planos de saúde e também de médicos que passaram a aderir a esses planos cresceu consideravelmente. O Código de Defesa do Consumidor foi responsável em criar a cultura do reclamar. Reclamar contra o plano, reclamar contra o médico. Explodiram, assim, ações judiciais. A Defesa Médica, por sua vez, se consolidou como área do Direito, tanto que já existem pós-graduações especificas nessa área, da qual o advogado Télvio Valim é habilitado como especialista.

O Escritório Télvio Valim nasceu com a proposta de atender especificamente os médicos que eram processados em função do exercício da atividade profissional, quer seja pelo paciente, pela família do paciente juntamente com os planos de saúde e os hospitais. Advogou centenas e centenas de processos, aperfeiçoando seu know-how em Defesa Médica, que se tornou seu carro chefe, apesar de coordenar todas as demais áreas do Direito.

O escritório também tem outro importante ramo de atuação, o da prevenção: orientar o médico a se precaver de processos; informação que são transmitidas em palestras ou em consultas individualizadas; de forma a evitar o processo, uma prevenção para evitar um mal maior adiante.




(27) 3223-1866 | contato@valim.adv.br